• OEIRAS
  • Atualizado em 22/02/2024 07:28
  •  
news-details
Noticias Legislativas

Câmara Municipal de Oeiras faz Moção de Louvor ao Portal Mural da Vila e ao centenário da professora Amália Campos

A Câmara Municipal de Oeiras realizou nesta segunda-feira, 09, sessão solene de Moção de Congratulação e Louvor ao Portal Mural da Vila, que acaba de completar 15 anos de atuação em Oeiras e região, e pelo centenário de vida da professora Amália Campos, ocorrido no último dia 10 de setembro. As proposições são de autoria do vereador Beron Morais e aprovadas, por unanimidade, pelos demais parlamentares.

Iniciada com o hino de Oeiras, entoado pela cantora Kariny Santos, a solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Espedito Martins, e contou com a presença dos homenageados, a professora Amália Campos e o jornalista e professor, Lameck Valentim.

O ex-promotor de Justiça, Carlos Rubem Campos, sobrinho da homenageada; as professoras Inácia Rodrigues, presidente do Instituto Histórico de Oeiras, e Teresa Cristina, presidente da Confraria Eça-Dagobertiana; e familiares dos homenageados também prestigiaram a solenidade.

“Como parte integrante da imprensa local, o Mural da Vila está comprometido com o ideal de manter nossos cidadãos bem informados, capacitados a tomar decisões, a participar ativamente da construção de uma Oeiras melhor”, destacou Lameck Valentim, ao agradecer a homenagem.

A mensagem de agradecimento da professora Amália Campos foi lida pela arquiteta Laís Reis, sobrinha-neta da homenageada. “A nossa terra-mãe é merecedora do nosso empenho em qualquer atividade profissional. A sua dignidade, simbologia, há de ser respeitada”, pontuou a professora no texto.

Terreno para construção do Parque do Vaqueiro

Após a solenidade, durante a sessão ordinária, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a adquirir terreno para a construção do Parque do Vaqueiro, em Oeiras.

O projeto destaca que a vaquejada possui grande potencial como atração turística no município de Oeiras, sendo um evento que atrai grande público para acompanhar esta manifestação cultural nordestina, que recebeu reconhecimento de patrimônio cultural brasileiro pelo Congresso Nacional.

O Parque do Vaqueiro deve ser construído numa área de 90 mil metros quadrados, às margens de uma estrada vicinal que dá acesso à localidade Buritinho.