• OEIRAS
  • Atualizado em 22/02/2024 07:52
  •  
news-details
Noticias Legislativas

Alunos e professora do IFPI apresentam projeto de revitalização do Riacho Mocha na Câmara Municipal de Oeiras

Um projeto de revitalização do Riacho Mocha elaborado por alunos do Instituto Federal do Piauí – Campus Oeiras foi tema de debate na Câmara Municipal, na sessão plenária desta segunda-feira, 19. O convite partiu da vereadora Heloísa Helena.

Desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Administração, Antoniel Sousa e Lívia Pereira, sob orientação da professora doutora Mariana Bezerra, o projeto foi apresentado aos vereadores, que, na ocasião, fizeram intervenções acerca do tema.

O riacho Mocha é um marco histórico da povoação do território de Oeiras e do Piauí. Para realizar a pesquisa, os alunos acionaram representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo saneamento básico, e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que realiza, periodicamente, ações de fiscalização e conversação do manancial, que desde 2019, é considerado parque natural do município.

O projeto propõe a conscientização permanente da população para acabar com o desmatamento e a adequação da coleta e tratamento do esgoto descartado no riacho.

A sessão também contou com a presença de professores e de vários alunos do IFPI/Oeiras.