• OEIRAS
  • Atualizado em 19/06/2024 01:45
  •  
news-details
Saúde

Nota máxima do município de Oeiras no Previne Brasil é tema de sessão na Câmara de Vereadores

O município de Oeiras atingiu a nota máxima nos indicadores do Previne Brasil, programa do Governo Federal que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde, em todo o Brasil. Divulgado pelo Ministério da Saúde, o resultado é referente ao primeiro quadrimestre de 2023.

Para conhecer melhor o programa e as estratégias de sucesso desenvolvidas pelo município, a Câmara Municipal de Vereadores recebeu, na sessão plenária desta segunda-feira, 12, o enfermeiro Reinaldo Ferreira, coordenador dos Sistemas de Informação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. 

Na oportunidade, ele destacou os sete indicadores que, atualmente, são considerados pelo Ministério da Saúde na avaliação: gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; de gestantes com exames para sífilis e HIV; de gestantes com atendimento odontológico realizado; de mulheres com coleta de exame citopatológico na APS; de crianças de 1 ano de idade vacinadas com a dose pentavalente e contra a poliomielite; de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e de pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Os indicadores são medidos a cada quatro meses. Este é o segundo quadrimestre consecutivo que Oeiras alcança a nota 10. “Os números refletem a qualidade da assistência oferecida pelas 18 equipes de Atenção Primária à Saúde do município de Oeiras”, ressalta Reinaldo Ferreira.

O programa Previne Brasil estabelece as formas de repasse das transferências para os municípios e equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, com o grau de desempenho assistencial das equipes.