• OEIRAS
  • Atualizado em 28/03/2024 08:48
news-details
Noticias Legislativas

Câmara Municipal de Oeiras inaugura reforma e entrega equipamentos de acessibilidade

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida passam a ter o acesso facilitado à Câmara Municipal de Oeiras, sede do Poder Legislativo Municipal, que nesta segunda-feira, 24/11, inaugurou elevador de acesso ao piso superior do prédio, piso tátil, rampas e novos banheiros, seguindo os princípios da acessibilidade universal, inclusiva e sustentável.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Espedito Martins, e contou com a presença do prefeito José Raimundo; do presidente da OAB/Oeiras, Fidelman Fontes; do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Rodrigo Amorim; e de pessoas com deficiência.

A obra possibilita a adaptação e qualificação da Câmara Municipal e seus acessos, com ações voltadas à acessibilidade motora, que garantem melhor acolhimento ao público visitante, maior segurança, dinamismo e interação para os visitantes do espaço de participação política.

Investimentos na melhoria da estrutura

Além das obras de acessibilidade voltadas para garantir o acesso e inclusão social da população, com a instalação da acessibilidade vertical, a Câmara Municipal também investiu em uma série de melhorias na estrutura – reforma dos banheiros e no Gabinete e Secretaria da Presidência da Casa, aquisição de novos aparelhos de climatização, mobiliário para nova ambientação do plenário, organização do acervo documental da Câmara, aquisição de câmeras de segurança e vigilância eletrônica e equipamentos de mídia para transmissão das sessões pelas redes sociais.

As melhorias foram projetadas pela arquiteta Jamyla Fernanda e executadas com recursos próprios da Câmara Municipal. “Pegamos um projeto da arquiteta oeirense Jamyla Fernanda, visando, principalmente, a acessibilidade ao povo e aos vereadores. Era muito constrangedor ver pessoas idosas, deficientes, portadores de condições especiais não terem acesso ao plenário da Casa. Investimos, ao todo, aproximadamente R$ 120 mil. Era um sonho antigo nosso e, com a contribuição dos colegas vereadores, conseguimos fazer essa obra. Estamos muito felizes”, destaca o vereador Espedito Martins, presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

“Além da acessibilidade, conseguimos implantar as transmissões pelo Facebook e Youtube, com um investimento grande nos equipamentos; reformamos todo o plenário com novas cadeiras e longarinas e organizamos o arquivo da Câmara, que está repaginado. Todas essas ações para proporcionar uma condição melhor para o vereador exercer a sua função de parlamentar e oferecer mais comodidade às pessoas que visitam nosso prédio”, acrescenta Espedito Martins.

Sessão solene em homenagem aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Em conjunto com a inauguração da reforma e entrega dos equipamentos de acessibilidade, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de outubro. O momento foi uma proposição da vereadora Heloísa Helena, que discursou sobre o papel e valorização das categorias profissionais homenageadas.

Na oportunidade, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Rodrigo Amorim também falou aos presentes e realizou a entrega de certificados de honra ao mérito aos profissionais da categoria, que tiveram atuação fundamental na pandemia.